Após dias de buscas, nesta quinta-feira, 22, foi divulgado pela Guarda Costeira americana, que não há sobreviventes na tragédia do submersível da OceanGate, que havia perdido contato com seu navio e desaparecido no oceano no início da semana.
As notícias sobre o grupo de milionários que pagaram pelo passeio para visitar os destroços do navio Titanic, que inspirou o filme homônimo de mesmo nome, lançado em 1997, tomaram o mundo e o diretor da produção não permaneceu incólume.
Engenharia da submersão profunda até escreveram cartas à companhia avisando que o que eles estavam fazendo era experimental demais para carregar passageiros e precisava ser certificado e assim por diante”, comentou o diretor.
Famoso por fazer cerca de 30 expedições até os destroços do Titanic enquanto filmava uma das maiores obras do cinema, Cameron disse que há “similaridades” entre as duas tragédias.
“[No Titanic] O capitão foi repetidamente avisado sobre o gelo à frente de seu navio e, apesar disso, navegou a toda velocidade em um campo gelado numa noite sem lua e muitas pessoas morreram como resultado. E, para uma tragédia muito semelhante, onde os avisos foram ignorados, para ocorrer no local exato – [em detrimento de] todo o mergulho que está acontecendo em todo o mundo -, eu acho que é simplesmente surpreendente. É realmente muito surreal.”, disse o cineasta.
Além de cineasta, Cameron ajudou a criar um submersível, que pilotou em uma expedição em 2012, por isso, está familiarizado com os desafios da exploração subaquática e a importância de testes rigorosos e protocolos de segurança.
“O registro de segurança é o padrão-ouro, absolutamente – [para conseguir] não apenas não fatalidades, mas nenhum grande incidente”, frisou o cineasta.
Um dos maiores épicos do cinema, ‘Titanic‘, estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, rendeu quatorze indicações ao Oscar, das quais venceu onze, incluindo Melhor Direção, Melhor Filme e Melhor Canção Original com ‘My Heart Will Go On’, de Céline Dion.
Enviar um comentário