Cientistas descobrem o que tem dentro da Lua

O interior da Lua é alvo de debates há décadas, mas agora uma nova pesquisa parece ter chegado a uma conclusão.

O interior da Lua é alvo de debate há décadas. O consenso entre ele ser sólido ou fundido nunca foi algo definitivo. Mas dessa vez, cientistas parecem ter chegado a uma resposta.

O que a pesquisa descobriu? Os resultados da equipe liderada pelo astrônomo Arthur Briaud, do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica na França, mostram que o interior da Lua é sólido como ferro.

Nossos resultados questionam a evolução do campo magnético da Lua graças à sua demonstração da existência do núcleo interno e apoiam uma reviravolta global do manto. Cenário que traz informações substanciais sobre a linha do tempo do bombardeio lunar nos primeiros bilhões de anos do Sistema Solar - Arthur Briaud. 

Núcleo da Lua

Como a pesquisa foi feita? Para descobrir a composição do interior de um planeta, os cientistas normalmente utilizam dados sísmicos de terremotos, comparando a forma como o material se move dentro do astro observado. Mas isso não conseguiu ser feito de forma eficaz aqui, então foi preciso utilizar outras técnicas.

O motivo é que os dados sísmicos coletados há décadas pelas missões Apollo são de uma qualidade baixa e não foram muito aproveitados. Foi possível determinar que existe um núcleo externo fluido na Lua, mas não sua composição.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Akatsuki